Feira
ISABELA BAGIO FERNANDES
LARA VERONEZI PAZETO
LAURA VERONEZI BRATTI
LARISSA DORIGON DELLA GIUSTINA
MILENA BELTRAME BLASIUS
PÁBULA DELLA GIUSTINA KULKAMP
PROJETO FEIRA DE CIÊNCIAS
E. E. B. Dr. MIGUEL DE PATTA
GRÃO – PARÁ, 31 DE MARÇO DE 2014
REAÇÕES QUÍMICAS
Uma reação química é uma transformação da matéria na qual ocorrem mudanças qualitativas na composição química de uma ou mais substâncias reagentes, resultando em um ou mais produtos. Envolve mudanças relacionadas à mudança nas conectividades entre os átomos ou íons, na geometria das moléculas das espécies reagentes.Resumidamente, pode-se afirmar que uma reação química é uma transformação da matéria em que pelo menos uma ligação química é criada ou desfeita.
A ÁGUA FURIOSA
A culpa é da soda cáustica, da glicose e do azul de metileno, elementos que tiram a água do sério! Na verdade, o que acontece é: a glicose reage com o azul de metileno, transformando-o em leucometileno (que vêm de leucócitos, os glóbulos brancos). Assim, a água fica transparente quando está calminha. Porém, ao ser agitada, o oxigênio (O) do ar dissolve na água, reage com o leucometileno e faz com que o azul volte a ser cor predominante. Contudo, quando está parada, a água volta a ser praticamente incolor devido a ação da glicose. Mas é só mexer e ela fica nervosa de novo até mudar de cor.
PASTA DE DENTE DE ELEFANTE
Mistura-se a água oxigenada com sabão e corante em um recipiente pequeno, de boca estreita. Não há regra fixa para a quantidade de água oxigenada. Cerca de 40 ml são suficientes. Algumas gotas de sabão e de corante também bastam. Depois, deve-se despejar uma colher de café de iodeto de potássio sobre a mistura, e uma grande espuma se formará de repente.
A água oxigenada (ou peróxido de hidrogênio – fórmula H2O2) nada mais é do que a água comum com um átomo a mais de oxigênio. Ela é uma substância instável,