Mercado
Resumo
O mercado é um local onde se encontram os vendedores e compradores de determinados bens e serviços, resolvendo o problema do consumo, na medida em que deixa a cargo dos próprios participantes da troca, a decisão em torno do que irão ou não irão consumir, visto que, esses mesmos participantes, no entanto, devem pagar o preço pelo o que desejam consumir e o que está sendo oferecido no mercado atual.
O mercado se coloca como um mecanismo impessoal que resolve o problema da justiça social em relação a produção e a distribuição da riqueza social. Então, conclui-se que o mercado gira o país por meio da circulação de capitais em virtude da oferta e da demanda. Essa circulação vem por meio de fluxos ecônomicos importantes, tais como a moeda, o fluxo real e o fluxo monetário.
Família: Família é sinônimo de renda/receita. Elas têm por objetivo satisfazer suas necessidades consumindo bens e serviços. Para tal, utilizam a renda que possuem, que foi obtida por meio de remuneração do trabalho que prestam a empresas.
Empresa: O seu objetivo é satisfazer essas necessidades das famílias através da produçãod e bens e serviços. As empresas ofertam tais bens e serviços e recebem em troca um valor monetário por eles. As empresas também utilizam do trabalho das famílias para a produção e, em contrapartida, pagam salários às famílias.
Capital: Capital não é dinheiro. Capital são os instrumentos que auxiliam a produção, ampliando a capacidade produtiva da nação.
Fluxo Real: No fluxo real as famílias recebem salários das empresas e compram bens e serviços das mesmas. Isso gera lucro para tais empresas, só que parte desse lucro será destinado para pagamento de eventuais gastos, como por exemplo o pagamento das famílias, o que faz com que o fluxo continue ativo.
Fluxo Monetário: No fluxo monetário as famílias compram e consomem bens e serviços das empresas e vendem fatores de produção (exemplo: mão-de-obra). Já as empresas, elas vendem bens e serviços e