Feira profissional
Introdução:
"As feiras são uma das ferramentas de marketing mais utilizadas para a promoção de produtos/serviços, para a ampliação da carteira de clientes e para uma exposição direta junto de compradores e fornecedores. Assim, ao participar numa feira, é certo que nesse mesmo espaço vão estar reunidos empresários, profissionais e clientes de uma determinada área."
Participar de feiras e eventos é uma boa maneira de promover a marca no mercado, fazer vendas diretas ou ainda captar pedidos para faturamento e entrega posterior. Os empreendedores podem se aproximar de potenciais clientes ou parceiros e/ou fortalecer o relacionamento com os já existentes.
Não é, portanto, apenas um lugar de promoção e vendas. É muito mais do que isso. Uma feira profissional serve, entre outras, para as seguintes finalidades:
* Descobrir novos mercados; * Conhecer a concorrência; * Verificar se há condições de exportação; * Trocar experiências; * Iniciar acordos de cooperação e alianças estratégicas; * Organizar os canais de distribuição; * Avaliar a competitividade da empresa; * Descobrir novos clientes; * Avaliar as políticas de preço, de desconto e de formas de pagamento; * Fazer o lançamento de novos produtos; * Apresentar inovações; * Informar sobre a utilidade e formas de utilização dos produtos; * Fazer demonstrações educativas; * Conseguir representantes; * Treinar o pessoal de vendas; * Auxiliar no planejamento estratégico; * Vender produtos.
É claro que quando se tratam de feiras profissionais, seus organizadores podem ser também promotores, que podem vir a contratar empresas organizadoras, que por sua vez podem contratar empresas montadoras. Podem-se observar algumas das mais diversas relações entre empresas promotoras, organizadoras e montadoras. São eles: * A promotora e a organizadora são a mesma pessoa – é o caso onde a organização, a promoção, a divulgação e a