FEIRA DE CIENCIAS 2014
Os músculos Os músculos são orgãos formados por um grande número de fibras musculares - células alongadas que têm no seu citoplasma as miofibrilas. As miofibrilas são filamentos microscópicos de proteínas que conferem a esse tecido a capacidade de se contrair, isto é, encurtar-se ou alongar-se. Podemos classificar os músculos de nosso corpo em três grupos principais: músculos estriados esqueléticos, músculo estriado cardíaco e músculos não estriados.
Músculos estriados esqueléticos Apresentam células com estrias transversais. As contrações dessa classe de músculos são rápidas e voluntárias, ou seja, podemos controlá-las. Esses músculos são denominados músculos estriados esqueléticos, pois se encontram presos pelos tendões aos ossos. Eles são os principais responsáveis por nossa locomoção, por exemplo, os músculos dos braços e das pernas.
Músculo estriado cardíaco Esse músculo é encontrado esclusivamente no coração. Apesar de ser um músculo estriado, ele tem contrações involuntárias, ritmadas e vigorosas. São as contrações desse músculo que impulsionam o sangue do coração para o restante do organismo.
Músculos não estriados Esses músculos são constituídos de células sem estrias transversais e apresentam contrações lentas e involuntárias, isto é, que não depemdem da nossa vontade. A musculatura lisa está presente na maioria dos nossos órgãos internos, por exemplo, o estômago, o intestino e a bexiga. As contrações desses músculos são involuntárias, pois nós não as controlamos.
Propriedades dos músculos Os músculos têm duas propriedades que os caracterizam: a contratilidade e a elasticidade.
Contratilidade A contratilidade é a propriedade que permite ao músculo se contrair, gerando movimento. Quando um músculo se contrai, torna-se mais curto; ao relaxar, alonga-se novamente.
Elasticidade A elasticidade é a propriedade do músculo de se distender e voltar ao tamanho anterior depois de cessar a pressão que o fez se contrair A locomoção