Princ Pios Do Layout
Profª Fabiana Mendes Sanches (BIA)
Passamos grande parte do nosso tempo nos comunicando: ouvindo, falando, lendo e escrevendo, ou seja, transmitindo e recebendo mensagens. A fala é apenas um dos códigos que usamos para exprimir as idéias. Manipular de forma agradável e concisa as diferentes formas de linguagens é relevante para a carreira de qualquer cidadão.
Um exemplo básico para esclarecer nosso ponto de vista são os jornais. Fornecer informações de modo rápido e completo é padrão para todos os concorrentes desse tipo de veículo. Entretanto, há uma diferença crucial quando essa informação é agradável para o leitor. Há algum tempo, os jornais eram constituídos principalmente de textos. Todavia, a tecnologia trouxe para o nosso convívio diferentes formas de se comunicar e, por isso, podemos ter jornais muito mais modernos, que utilizam textos, imagens e gráficos para informar o leitor.
Isto porque o mundo da era digital requer rapidez na informação e os recursos gráficos transmitem os acontecimentos em blocos, de forma mais rápida, clara, simples e de fácil memorização.
Mas para se obter esse resultado é necessário empenho e dedicação e, acima de tudo, uma técnica chamada filtragem, que nada mais é do que a arte de deixar de fora
informações supérfluas, pois as pessoas não têm tempo para a prolixidade. Isto pode ser observado quando se navega na internet. Ninguém perde muito tempo em sites cheios de informação desnecessária ou textos muito extensos. O mesmo ocorre na visualização de anúncios em revistas, outdoor, busdoor, e demais veículos de comunicação.
No campo visual, para exemplificar, temos cores, fontes diferenciadas, o que demonstra a preocupação não apenas com a comunicação verbal. Muitos devem se lembrar dos jornais P/B de tempos atrás... O leitor também compra “aparência”, os olhos captam o
“belo”.
Tudo isso pode ser reconhecido pelo conjunto de elementos citados, que faz