Feijao
Grão bege de listras marrons, sabor suave e casca fina se tornou o queridinho do Brasil. O feijão carioca corresponde a 85% das vendas e é o mais produzido no país. Cada 100g do carioquinha cozido possui 76 kcal e é ingrediente básico de pratos como o virado à paulista.
Feijão Preto
Grão preto de sabor marcante, esse feijão é muito consumido no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul. Sua colheita é farta, pois o grão é muito resistente, podendo se manter em grandes períodos de seca. Cada 100g cozido possui 132 kcal e é ingrediente básico da feijoada, prato principal de muitos restaurantes nas quartas e sábados.
Feijão Branco
Grão branco e grande possui casca fina e seu caldo é ralo. O consumo é baixo, pois quase não há plantações. Cada 100g cozido possui 139 kcal, é comumente servido com a Dobradinha, famosa buchada, mas também é usado em pratos como saladas, sopas e ensopados.
Feijão-de-corda
Grão pequeno e marrom é bastante apreciado no Nordeste e em Minas Gerais. Pode ser encontrado como de feijão-macaçar ou caupi. Não é um grão que produz caldo, mas pode ser consumido como aperitivo. Cada 100g cozido possui 135 kcal e é usado no preparo do famoso baião de dois.
Fradinho
Grão bege e pequeno com hilo preto, o fradinho também é chamado de feijão-de-corda em algumas regiões. Pouco consumido, é um grão que não produz caldo e tem o sabor frutado. Cada 100g cozido possui 78 kcal é muito utilizado na culinária baiana, no preparo do acarajé.
Feijão-jaloPossui grãos alongados e é levemente adocicado, seu caldo é grosso e sua massa consistente. É pouco consumido no Brasil e sua exportação é voltada para países árabes. Cada 100g cozido possui 93 kcal, pode ser usado para engrossar feijoadas, fazer tutu e ser elemento principal no feijão tropeiro.
Feijão-jalo-roxo
Grão grande e avermelhado, o jalo-roxo é uma variação do jalo comum. Formam um caldo denso e de mesma coloração do grão. É muito consumido em Minas Gerais e na região