Febre Reumática
Artropatia Infantil
Fisioterapia
Mikaelle Rossane Duarte dos Santos
Conceito
A febre reumática aguda é uma Artropatia infantil.
Uma doença inflamatória que ocorre como complicação tardia de uma faringoamidalite causada pela bactéria estreptococo beta-hemolítico do grupo
A de Lancefield. Em indivíduos geneticamente predispostos, a FR acomete, principalmente, as articulações, o coração, o sistema nervoso central, a pele e os tecidos subcutâneos.
Afinal, o que é a FR?
“A FR é uma doença inflamatória que ataca o coração e suas válvulas levando a sua progressiva destruição. É uma complicação de infecções comuns da garganta como a faringite, causada pela bactéria Streptococcus pyogenes.”
Incidência
A incidência de FR na população é de 0,3 a 3%, ocorrendo com mais frequência entre 5 e 15 anos. A taxa de ataque aumenta para 50% naqueles que já tiveram um surto prévio da doença.
Nas regiões menos desenvolvidas do mundo estima-se que cerca de 20 milhões de pessoas sofram de FR, sendo a principal causa de morte de origem cardíaca na população abaixo de 50 anos.
E como ela ocorre?
Fisiopatologia
Uma criança ou adolescente adquire uma faringite ou amigdalite comum, daquelas com febre, dor na garganta e presença de pus nas amígdalas, e acaba não procurando atendimento médico para receber o tratamento correto com antibióticos. Com o passar dos dias o seu sistema imune acaba por controlar a infecção e a faringite desaparece. Porém, a bactéria Streptococcus pyogenes possui uma proteína muito semelhante à existente em alguns tecidos do nosso corpo como válvulas cardíacas, articulações, sistema nervoso e pele. E então, o sistema imune ao tentar controlar a infecção produz anticorpos contra essa proteína que, além de atacar a bactéria, acaba também por atacar indevidamente esses outros tecidos levando a sua destruição.
Para que ocorra a FR é preciso haver uma faringoamigdalite pelo
“Estreptococos