Febre Maculosa Novo
A PA R EC ID A C 382FH -5
ED V A LD O
G IO V A N A A LEX S A N D R A R O D R IG U ES C 35ED C -0
H ELEN
JO S IA N E C 3806H 6
Febre maculosa (americana), tifo exantemático ou febre do carrapato é uma doença incomum causada pela bactéria Rickettsia rickettsii e transmitida pela picada de carrapatos ou fezes de piolhos. No Brasil, a maior parte dos casos é encontrada na região sudeste e transmitidas por
Amblyommas (carrapatos amarelos). Pesquisadores da Faculdade de
Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP e da Superintendência do Controle de Endemias (Sucen) constataram que as capivaras apresentam um importante papel na transmissão da febre maculosa. De acordo com um dos coordenadores do estudo, o professor Marcelo Bahia
Labruna, da FMVZ, esses roedores são hospedeiros amplificadores da bactéria causadora da doença, a Rickettsia rickettsii (riquétsia).
Labruna explica que essa bactéria pode ser encontrada em capivaras e em carrapatos estrela (Amblyomma cajennense) contaminados, sendo que ambos poderão transmiti-la. “Quando uma capivara é infectada, ela se tornará transmissora da bactéria durante 2 a 3 semanas, período chamado de bacteremia (intoxicação causada por bactérias no sangue). Se um carrapato estrela não contaminado mordê-la, ele será infectado e se tornará também um transmissor da bactéria”, informa. Essa contaminação pode ocorrer durante os três estágios de desenvolvimento do carrapato — larva (micuim), ninfa (vermelhinho) e adulto (carrapato estrela).
Carrapatos estrela (Amblyomma cajennense)
"No caso das fêmeas de carrapato infectadas, ocorrerá a transmissão transovariana: os ovos ficarão contaminados e as larvas já nascerão transmissoras”, explica. A capivara é um hospedeiro habitual de carrapatos estrela: chega-se a encontrar de centenas a milhares desses parasitas em um único animal.
Para haver transmissão da doença, o carrapato infectado precisa ficar pelo menos quatro