Relatorio Drogaria
INTRODUÇÃO
Neste relatório irei demonstrar a experiência referente ao estágio realizado na Drogaria, No estagio pude aplicar e melhorar meus conhecimentos teóricos sobre a administração de medicamentos por via parenteral.A administração de medicamentos é uma das atividades mais sérias e de maior responsabilidade do farmacêutico. Para sua execução é necessária a aplicação de vários princípios científicos que fundamentam a ação do farmacêutico, de forma a prover a segurança necessária (ARCURI, 1991).O planejamento das ações na administração de medicamentos engloba desde os conhecimentos das ciências básicas e das técnicas pelas diferentes vias de administração, a orientação e supervisão do pessoal técnico, a interpretação terapêutica, o preparo do paciente, a observação dos efeitos e possíveis reações iatrogênicas das drogas até o acondicionamento, guarda e conservação ideais das drogas e soluções.Toda injeção só pode ser aplicada mediante apresentação de receita médica, tendo em vista a possibilidade de vir a causar efeitos colaterais indesejáveis (Port.172).
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
BALCÃO DE DISPENSACÃO
O balcão de dispensação de medicamentos é o local onde estão os medicamentos tarjados organizados em ordem alfabética separados por apresentações e formas farmacêuticas para facilitar a visualização e identificação dos produtos, sendo que existe uma prateleira exclusiva para medicamentos genéricos, que também estão em ordem alfabética.
Para os medicamentos que necessários os cuidados de conservação sob refrigeração, eles ficam separados dos demais em uma geladeira e ela fica localizada atrás do balcão. Em outros casos, os medicamentos de controle especial e os medicamentos tarjados estão armazenados junto com os demais produtos, onde cabe somente o farmacêutico ter acesso para liberação destes produtos. Os itens são separados por setores na loja, sendo os setores de perfumaria, higiene pessoal e também as gôndolas.
INFORMATIZAÇÃO