Febre amarela
Pode apresentar-se sob duas formas: * Febre Amarela Silvestre (FAS) contraída na mata * Febre Amara Urbana (FAU) contraída na área urbana.
Transmissão * No caso da febre amarela silvestre, o vetor é o mosquito do gênero Haemagogus e Sabethes.Ocorre quando o mosquito pica uma pessoa ou macaco infectado, normalmente em regiões de floresta e cerrado e depois pica uma pessoa saudável que não tenha sido vacinado. * No caso da febre amarela urbana, o vetor é o mosquito Aedes aegypti, e o homem é o principal hospedeiro. O homem picado lá na mata, pelo mosquito contaminado volta para a cidade e é picado pelo Aedes aegypt, que se contamina e pica outras pessoas e espalha o vírus. * Não existe transmissão de pessoa a pessoa. A doença é sempre transmitida pelo mosquito contaminado.
Período de incubação
Após receber a picada infectante, a pessoa leva de 3 a 6 dias para apresentar os primeiros sintomas.
Sinais e sintomas
São eles: febre alta, dor de cabeça, calafrios intensos, náuseas, vômitos, dores no corpo, e nos casos mais graves ocorre a icterícia (coloração amarelada que aparece na pele e nos olhos) e hemorragias (sangramento da gengiva, nariz, estômago, intestino e urina).
Tratamento:
Não existe nenhum medicamento específico contra o vírus da febre amarela. O tratamento é apenas dos sintomas e requer cuidados na assistência ao paciente,que sob hospitalização, deve permanecer em repouso com reposição de líquidos e das perdas sangüíneas, quando indicado. Na forma grave, o paciente deve ser atendido em uma Unidade de Terapia Intensiva. Se o paciente não receber assistência médica, pode ir á óbito.
Como se prevenir contra a Febre Amarela? * A única forma de se evitar a febre amarela