Fayol
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Campus Medianeira
BACHARELADO EM ENGENHARIA AMBIENTAL
PATRICIA ROBERTA MARMENTINI
OS 14 PRINCIPIOS BÁSICOS DA ADMINISTRAÇÃO POR HENRY FAYOL
MEDIANEIRA - PR
SETEMBRO 2014
Os 14 princípios básicos da administração Em plena a segunda Revolução Industrial, em 1916 um engenheiro chamado Henry Fayol apresentou uma proposta de uma doutrina administrativa, justificando que o objetivo era facilitar a gerencia de qualquer tipo de organização. Seus princípios eram considerados flexíveis e capazes de sanar as necessidades administrativas se usado com inteligência, experiência, capacidade de tomar decisões e senso de proporção.
DIVISÃO DO TRABALHO: O primeiro princípio de Fayol era a divisão de trabalho, ou seja, colocar os funcionários em trabalhos específicos em que tinham maiores habilidades melhorando assim a eficiência da empresa.
AUTORIDADE E RESPONSABILIDADE: A autoridade é a capacidade e o direito de liderar, dar ordem, aos demais funcionários e com esse direito vem as responsabilidades embutidas.
DISCIPLINA: Para um bom funcionamento de uma empresa é necessária a aplicações de regras, assim tudo funcionará de um jeito certo e por isso deve haver disciplina e obediência dessas regras.
UNIDADE DE COMANDO: Os empregados devem cumprir ordens para que tudo saia como o planejado, então se faz necessário uma pessoa que imponha essas ordens. Para Fayol, deve-se haver apenas uma pessoa que imponha essas ordens.
UNIDADE DE DIREÇÃO: Todas as unidades devem seguir em direção aos mesmos objetivos através de um esforço coordenado, pois assim une-se vários esforços individuais para a conquista de um objetivo coletivo.
SUBORDINAÇÃO DO INTERESSE INDIVIDUAL AO GERAL: Os interesses da empresa em totalitária deve ser priorizado diante os interesses individuais de cada empregado.
REMUNERAÇÃO DOS EMPREGADOS: O salário e as demais compensações devem ser justas para todos