ecopousada
As cores no organograma estão de acordo com o nível hierárquico, partindo do princípio de que a tonalidade azul mais escura é o nível estratégico, seguido do azul claro que representa o nível tático e por último a cor laranja claro caracterizando o nível operacional.
Investimentos com Infra estrutura
Os gastos descritos fazem referência a parte do material usado para construção da pousada e dão uma idéia da viabilidade e o valor investido nesse meio de hospedagem.
Telhados (Coberturas de piaçava utilizadas em todas as unidades habitacionais, recepção e galpão do auditório e sala dos monitores e guias ambientais) R$ 60.000
Prós: A piaçava, material utilizado em toda cobertura da pousada, é uma fibra de coqueiro muito resistente que mantém a temperatura do ambiente muito agradável alem de ser esteticamente muito interessante. Aliado ao clima de montanha da região, as nossas unidades habitacionais não necessitam da instalação de ar condicionado o que evita gastos com esse equipamento alem de diminuir o consumo elétrico e contribuir com o meio ambiente. Outro fator relevante é que o valor dessa cobertura quase se equivale a gastos com telhas convencionais.
Contras: Não existem grandes fatores contra esse material. Necessita de uma manutenção após 3 anos apenas pois os pássaros da região costumam utilizar a piaçava para construção de seus ninhos, por isso pode aparecer algumas falhas.
Madeira utilizada nas construções dos chalés, apartamentos, recepção, decks e portões. R$ 120.000
Prós: Hoje a legislação ambiental é rígida e toda madeira utilizada deve ser de fonte confiável. Pensando nisso que toda madeira utilizada na construção da pousada é 100% madeira de florestas de reflorestamento. As construções em madeira têm um aspecto muito bonito e aliam o rústico ao sofisticado.
Contras: As madeiras têm um custo elevado e necessitam de tratamento contra pragas como o cupim.
Instalação