A MATRIZ PORTUGUES

556 palavras 3 páginas
1. DESCRIÇÃO BIBLIOGRÁFICA

RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
Ferras Grinspum, Isa – Documentário o povo brasileiro – Formação e o sentido do Brasil.

2. ESTRUTURA A obra do Dr. Darcy busca remontar o contexto que lançou as bases para formação do povo brasileiro, bem como também deseja nortear-nos para um conhecimento de sua identidade. O autor divide sua obra em moldes acadêmicos em capítulos e sistematiza os momentos e raízes antropológicas dos povos que formaram nosso país.

3. OBJETIVO

Darcy objetiva reler a história que nos foi contada do ponto de vista europeu. O autor deseja criar uma versão “caseira”, uma visão própria e original de nossa formação. Fato esse que a meu ver impede-me da critica pura de sua obra.

4. PONTOS FUNDAMENTAIS.

Os portugueses passaram por diversas intervenções culturais e eles mesmos tiveram dificuldades em remontar sua própria história. Ao chegar em terras brasileira, eles trouxeram um mundo em suas embarcações. Trouxeram uma diversidade biológica, botânica e cultural, e, por isso quando chegaram era um povo mestiço que desembarcava. No dizer do autor, nosso país emanou de uma “sofisticadíssima imaginação e de uma criação mental”, pois os portugueses traziam consigo ideais civilizatórios interessantes, que de certa forma visavam soerguer a vida humana. Eles trouxeram a festa do Espírito Santo que impunha verdades positivas como a defesa das crianças, a promoção da igualdade social, mas que infelizmente trouxe também a dominação bélica como meio de imposição cultural. Ainda no campo da novidade podemos avaliar a chegada de Cabral como uma estupenda inovação. Dom Henrique conseguiu reunir tecnologia de diversos lugares de maneira que o crescimento social e cultural de Portugal, foi invejado por muitos. Temos em Portugal a primeira Nação do Mundo, tida como a fronteira mais antiga da Europa. A vocação naval dos portugueses se deu muito

Relacionados

  • Apostila de comunicação e linguagem
    22921 palavras | 92 páginas
  • Por que flamengo?
    96248 palavras | 385 páginas