Fayol
O engenheiro francês Henry Fayol (1841- 1925) era um integrante da escola clássica da administração, nasceu em Constantinopla e faleceu em Paris, vindo de uma família burguesa cresceu e foi educado em Liceu de Lion (França), com formação em engenharia de minas, fez carreira na empresa Comambaut (Empresa Francesa) onde se aposentou como diretor geral.
No final da sua vida Fayol se dedicou a divulgação dos princípios básicos da administração, na qual ele se baseou na sua experiência de vida, fundado assim o Centro de Estudos Administrativos, ministrava reuniões que tinha como participantes pessoas interessadas na administração de negócios comerciais, governamentais, indústrias, escritores, filósofos e militares.
Mais tarde em 1926, o Centro de Estudos Administrativos fundiu- se com a Conferência da Organização Francesa, associação que divulgava as ideais de Taylor, dando origem ao Comitê Nacional da Organização Francesa, que se tornou o mais importante associação francesa.
Definição da Administração
Segundo Fayol os aspectos organizacionais são analisados de cima para baixo (da direção, para execução) e do todo para as partes (da síntese para a análise), exatamente ao contrário da abordagem de Taylor. O objetivo da Administração Científica e da Teoria Clássica é o mesmo, a busca da eficiência das organizações.
Fayol dividiu as operações da empresa em seis fundamentos:
1º - Técnicas: (produção, manufatura);
2º - Comercial: (compras, vendas, troca);
3º - Financeiras: (procura e utilização de capital);
4º - Segurança: (proteção dos bens e de pessoas);
5º - Contabilidade: (inventario balanços, custos, estatísticas e etc.);
6º - Administração: (Planejamento, organização, comando, coordenação e controle).
1º - FUNÇÃO TÊCNICA
Toda organização tem uma finalidade para esta função, essa função nem sempre é mais importante dentro de uma