Fayol
ORIENTAÇÕES DA EMPRESA PARA O MERCADO
Definimos a administração de MKT como o esforço consciente para alcançar resultados de troca desejados com o mercado-alvo. Mas qual filosofia deve guiar os esforços de MKT de uma empresa? Que pesos devem ser atribuídos aos interesses da organização, dos clientes e da sociedade?
* A orientação de produção
É um dos conceitos mais antigos nas relações comerciais.
Sustenta que os consumidores dão preferência a produtos fáceis de encontrar e de baixo custo.
Gerentes de empresas orientadas para a produção concentram-se em alcançar alta eficiência de produção, baixos custos e distribuição em massa. Essa orientação tem sentido em países em desenvolvimento, onde os consumidores estão mais interessados em obter o produto do que em suas características.
* A orientação de produto
Sustenta que os consumidores dão preferência a produtos que ofereçam qualidade e desempenho superiores ou que tenham características inovadoras.
Gerentes em organizações que seguem essa linha se concentram em fabricar produtos de qualidade e aperfeiçoá-los com o tempo. Eles presumem que os compradores admiram produtos bem-feitos e que podem avaliar qualidade e desempenho.
Características:
* Caso de amor com o produto; * Produtos projetados com pouca ou nenhuma participação do cliente; * Profissionais olham para o espelho, quando deveriam olhar para janela.
* Orientação de Vendas
Parte do princípio de que os consumidores e as empresas, por vontade própria, normalmente não compram os produtos da organização em quantidade suficiente. A organização deve, portanto, empreender um esforço agressivo de vendas e promoção.
Esse conceito pressupõe que os consumidores normalmente demonstram uma inércia ou resistência em relação à compra e devem ser persuadidos a comprar. Também pressupõe que a empresa possui uma bateria efetiva de ferramentas de venda e promoção para estimular mais compras.