Fayol, taylor e webber
O engenheiro de minas e administrador francês Henri Fayol foi um dos primeiro estudiosos a analisar a natureza da atividade empresarial e juntamente com Frederick Taylor, um dos precursores da Teoria Clássica da Administração. Formulou uma teoria completa de gestão, definindo as principais atividades do gestor dentro das organizações: planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar. Estabeleceu 14 princípios gerais sobre gestão, defendendo que os mesmos princípios podiam ser aplicados em empresas de diferentes dimensões e de todo o tipo: industriais, comerciais, governamentais, políticas ou mesmo religiosas.
2) Quais as similitudes e diferenças entre o trabalho de Taylor e Fayol?
A grande similitude entre os trabalhos de Taylor e Fayol foi que ambos tinham o objetivo de aumentar a eficiência da empresa. Mas Taylor seguia a administração científica com ênfases nas tarefas e visava o aumento da eficiência da empresa atrelado ao aumento da eficiência no nível operacional. Já Fayol seguia a estrutura clássica com ênfase nas estruturas e visava o aumento da eficiência da empresa por meio das forma e disposição dos órgãos componentes da organização e das suas inter-relações
3) Quais os princípios da burocracia?
Formalização: existem regras definidas e protegidas da alteração arbitrária ao serem formalizadas por escrito.
Divisão do trabalho: cada elemento do grupo tem uma função específica, de forma a evitar conflitos na atribuição de competências.
Hierarquia: o sistema está organizado em pirâmide, sendo as funções subalternas controladas pelas funções de chefia, de forma a permitir a coesão do funcionamento do sistema.
Impessoalidade: as pessoas, enquanto elementos da organização, limitam-se a cumprir as suas tarefas, podendo sempre serem substituídas por outras - o sistema, como está formalizado, funcionará tanto com uma pessoa como com outra.
Competência técnica e