Fatos Sociais
Pensadores clássicos da sociologia, e os conceitos básicos da explicação sociológica
Foi a partir de estudos sobre as transformações ocorridas na sociedade no século XVIII pela revolução Francesa e a revolução industrial, quando ocorreram mudanças radicais no curso da sociedade, que os pioneiros
5. Pensadores clássicos da sociologia, e os conceitos básicos da explicação sociológica
6. David Émile Durkheim (1858-1917), é apontado como um de seus grandes teóricos. Ele como seus colaboradores se esforçaram para emancipar a sociologia das demais teorias sobre a sociedade e constituí-la como disciplina rigorosamente científica. Sua preocupação foi definir com precisão o objeto, o método e as explicações dessa nova ciência. Durkheim definiu com clareza o objeto da sociologia:os fatos sociaisor. Em seu método de análise, explicitado no livro “As regras do método sociológico”.
7. Para Durkheim, a sociologia tinha por finalidade não só explicar a sociedade, mas também encontrar soluções para a vida social. Preocupava-se com a ordem social, em busca de uma solução para a fragilidade moral, propôs novas idéias capazes de guiar a conduta moral do indivíduo, cujo caminho poderia ser encontrado com a ajuda da ciência, investigando os valores morais e a partir deles poderia criar relações estáveis entre os homens na sociedade.
8. Segundo Durkheim o homem vivendo em sociedade se depara com regras de conduta que não foram diretamente criadas por ele, mas que existem e são aceitas, devendo ser seguidas por todos, sem essas regras as sociedades não existiriam. Para ele, fato social significa essas regras e normas coletivas que orientam a vida dos indivíduos em sociedade.
9. Um exemplo bem simples que vai nos ajudar a entender o conceito de fato social, segundo Durkheim. Se um aluno chegasse à escola vestido com roupa de praia, certamente ficaria numa situação muito desconfortável: os colegas ririam dele, o professor lhe daria uma enorme bronca e provavelmente o