Fatos economicos
Curso de Gestão em RH, Comercial, Marketing e Logística.
Disciplina: Cenário Macro e Micro Econômico.
Principais fatos econômicos
(1945-1989)
No Mundo
Após a guerra, os EUA lideravam o bloco dos países capitalistas, e os Soviéticos lideravam o bloco dos países socialistas. A economia mundial sofreu profundas mudanças. A expansão das grandes empresas mundiais está no centro destas mudanças. O desenvolvimento de uma política econômica aberta os grandes investimentos internacionais foi uma tendência das nações após o fim da polarização ideológica entre os Estados Unidos e a União Soviética.
Os que mais sofreram com este enfrentamento político-ideológico destes dois blocos foram os chamados países de terceiro mundo (nações subdesenvolvidas da América Latina, Ásia e África, ou seja, mais de dois terços da população). A pobreza e as diferenças aumentam geometricamente, novas doenças surgiram (AIDS – SIDA), mortalidade infantil, educação de qualidade ficando cada vez mais rara, egoísmo, corrupção. Tudo isto ligado direta ou indiretamente ao processo de globalização.
Entre 1945 e 1990, o mundo viveu sob a Guerra Fria, um conflito indireto entre os Estados Unidos e a União Soviética e os sistemas que representaram. Diversos incidentes nesse período ameaçaram a humanidade de um ataque nuclear fatal, levando ao “equilíbrio do terror”.
Esse sistema bipolar, contudo, entrou em crise e desagregou-se a partir das iniciativas dentro da própria União Soviética, tomando o mundo todo de surpresa. Na América Latina, a Guerra Fria também provocou mudanças, fosse pelo alinhamento ao capitalismo fosse pela reação a ele.
A expressão Guerra Fria, que parece ter sido utilizada pela primeira vez por um jornalista norte-americano na década de 50, designa o confronto ideológico, político, econômico e militar