A sentença de Leonel Robbins na compreensão das Ciências Econômicas, os fatos econômicos e a relação entre Produto e Renda.
A sentença de Leonel Robbins na compreensão das Ciências Econômicas, os fatos econômicos e a relação entre Produto e Renda.
2. INTRODUÇÃO
Considerando que economia política é a ciência que trata do estudo e análise do funcionamento dos sistemas econômicos, pode-se perceber a variedade de autores que se responsabilizam por apresentar ideias que esclareçam o objeto de estudo da Economia Política e seu funcionamento.
Vários desdobramentos são feitos com relação à distinção da realidade e da ordem jurídica. É possível entender que o termo “Economia” faz relação entre as necessidades humanas e os recursos utilizados para satisfazê-las.
Portanto, o objetivo do presente trabalho é identificar a importância da sentença do pensador Leonel Robbins para o entendimento da abordagem teórica sobre economia, bem como relacioná-la com os fatos econômicos e políticos atualmente vivenciados, relacionando a economia e o poder político dentro dos Estados. Ainda com a definição do pensador estudado, estabelece-se a comparação de fatos, como a relação entre Produto e Renda.
Este trabalho tem por finalidade a aquisição de conhecimento sobre a área da Economia Política, com clareza do conteúdo e propriedade do mesmo.
3. LEONEL ROBBINS
Uma tentativa mais recente de caracterizar os fatos econômicos e de identificar seu aspecto dentro da conduta humana, foi empreendida em 1932, por Leonel Robbins, no ensaio “An Essay of Nature and Significance of Econoinic Science”.
Seus pontos fundamentais:
São múltiplos os fins que a atividade humana procura alcançar.
Além de múltiplos, os fins possíveis podem ser classificados por ordem de prioridade, embora esta varie no tempo e no espaço variando de indivíduo para indivíduo.
Os meios para alcançar a multiplicidade dos fins possíveis são limitados.
Os meios têm usos alternativos e, por isso mesmo, podem ser mobilizados para os mais diversos fins.
Para Robbins, nenhuma