Fatores que influenciam a velocidade de uma reação
Campus Caraúbas
Departamento de Ciências Exatas
Ciência e Tecnologia
Relatório do Laboratório de Química Geral
Prática IX: Fatores que influenciam a velocidade de uma reação química
Professor: Antonio Vitor Machado
Aluno: Josué Tássio de Melo e Silva
Caraúbas/RN – 11/09/2013
Objetivos
O presente estudo tem como objetivo a observação dos fatores que determinam e influenciam a velocidade das reações químicas, tais como: temperatura, concentração, catalisadores e natureza dos reagentes.
Introdução
A cinética química é um estudo das velocidades e mecanismos das reações químicas. A velocidade de uma reação é a rapidez com que se formam os produtos à medida que se consomem os reagentes. O mecanismo de uma reação consiste na descrição detalhada da seqüência de etapas individuais que conduzem os reagentes aos produtos. A equação simplificada para uma reação não exibe essas etapas, mostra apenas a modificação global, isto é, os resultados finais de todas as etapas que participam do mecanismo.
Muito do que se conhece sobre os mecanismos das reações provém dos estudos das velocidades de reação e de como são influenciadas. Em geral, a velocidade de uma reação é determinada pelos seguintes fatores:
Temperatura: quando se aumenta a temperatura de um sistema, ocorre também um aumento na velocidade da reação. Aumentar a temperatura significa aumentar a energia cinética das moléculas. No nosso dia a dia podemos observar esse fator quando estamos cozinhando e aumentamos a chama do fogão para que o alimento atinja o grau de cozimento mais rápido.
Concentração de reagentes: Quanto maior a concentração dos reagentes maior será a velocidade da reação. Para que aconteça uma reação entre duas ou mais substâncias é necessário que as moléculas se choquem, de modo que haja quebra das ligações com consequente formação de outras novas. O número de