fatores que influenciam a farmacocinética
Curso de Graduação em Enfermagem 5º Semestre
Disciplina: Farmacologia Prof.º Júlio
FATORES QUE INFLUENCIAM A FARMACOCINÉTICA
Muitos fatores são responsáveis por alterar a farmacocinética de medicamentos, entre eles estão a forma farmacêutica, a solubilidade e a ligação com proteínas plasmáticas. Pode-se indicar, ainda, em relação aos fármacos administrados por via oral, o efeito de primeira passagem e a interação com alimentos presentes no trato digestório.
Tratando-se do indivíduo alguns fatores também interferem nesses processos; a idade, as funções hepática e renal, o gênero, além de fatores fisiológicos (gestação, menstruação) e patológicos (edema, inflamação, ulceração).
1. Formulação Farmacêutica
A forma farmacêutica do medicamento é um fator importante. Em geral, medicamentos líquidos ou em suspensão são melhores absorvidos do que aqueles que se apresentam na forma sólida, pois, neste último caso, deve ocorrer dissolução para que ocorra absorção do princípio ativo.
2. Solubilidade
Os fármacos podem interagir com os alimentos de distintas formas. Assim, dependendo do grau de lipossolubilidade ou hidrossolubilidade que apresentam, eles podem se dissolver mais ou menos nos alimentos, o que pode alterar sua absorção. Ainda, podem interagir com os alimentos, formando complexos ou, mesmo, sofrendo degradação. Outras substâncias também afetam a absorção dos fármacos; o álcool, tabaco, maconha, cocaína.
3. Ligação com proteínas plasmáticas
Os fármacos ao alcançarem a circulação sanguínea podem se ligar, em diferentes proporções às proteínas plasmáticas. Essa ligação é uma medida da afinidade do fármaco pelas proteínas do plasma, especialmente, pela albumina e alfa-1-glicoproteína ácida. Também pode haver ligação com proteínas das membranas dos eritrócitos, lipoproteínas circulantes, leucócitos, plaquetas e as transportadoras específicas, como a globulina transportadora de tiroxina e a transferrina. Uma