fatores que afetam a solubilidade de compostos iônicos
Presenças de íons comuns pH da solução
Presença de agentes complexantes
Kps = [ A +b ]a . [B-a ]b
O valor de Kps não varia pela presença de solutos adicionais. Entretanto, por causa do efeito do íon comum a solubilidade do sal diminuirá na presença de íons comuns. A solubilidade calculada a partir de Kps tende a ser mais baixa, a menos que seja corrigida para responder por essas interações entre os íons.
A análise qualitativa determina apenas a presença ou ausência de um íon metálico específico, enquanto a análise quantitativa determina a quantidade de certa substância que está presente
A precipitação de íons pode ocorrer quando a substância esta em equilíbrio em sua fase sólida ou quando duas soluções (cada uma contendo um desses íons) são misturadas.
Quando Q for menor que Kps o sólido formado é dissolvido até que Q seja igual a Kps;
Quando Q for igual a Kps a reação está em equilíbrio formando uma solução saturada, ou seja, com o máximo de soluto;
Quando Q for maior que Kps ocorre precipitação até que Q seja igual a Kps.
São misturas de soluções de eletrólitos que resistem à variação de pH quando pequenas quantidades de ácido ou bases são adicionadas ao sistema. As soluções tampão sofrem pequenas variações por diluição. Existem dois tipos de solução tampão: Mistura de um ácido fraco com sua base conjugada. Mistura de uma base fraca com seu ácido conjugado. Solubilidade de uma substância é a quantidade que se dissolve para formar uma solução saturada, que geralmente é expressa por gramas de soluto em um litro de solução (g/L). A solubilidade molar é a quantidade de matéria de soluto que se dissolve formando um litro de solução saturada de soluto(mol/L). A constante do produto de solubilidade é o equilíbrio entre um solido iônico com sua solução saturada.
Enquanto a solubilidade pode variar de acordo com as concentrações de outros solutos