Solubilidade e determinação de álcool na gasolina
Observar o comportamento de algumas substâncias que são formadas por moléculas polares e outras por moléculas apolares, que estão ligados diretamente a solubilidades das mesmas. Tal como verificar a quantidade de álcool na gasolina a partir dos conceitos de polaridade molecular.
2.FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A solubilidade de um composto é a quantidade de um soluto que é possível dissolver num determinado solvente para obter a solução saturada, a uma dada temperatura, logo a solubilidade de um soluto depende da temperatura. Geralmente, a substância presente em maior quantidade recebe o nome de solvente, e a de menor quantidade se chama soluto.
Solvente: substância que dissolve ou dissocia o soluto em uma forma mais elementar e que, normalmente, está presente em maior quantidade.
Soluto: é substância minoritária numa solução ou, em geral, a substância de interesse.
Fatores que afetam a solubilidade:
Temperatura Para dissoluções endotérmicas, o aumento da temperatura aumenta o valor da constante de solubilidade, Ks, e por isso, também o valor da solubilidade do sal. Para dissoluções exotérmicas, o aumento da temperatura diminui o valor da constante de solubilidade, Ks, e consequentemente o valor da solubilidade do sal. Dissociação iônica é a separação dos íons de uma substância iônica, quando ela se dissolve na água.
Ionização é a formação de íons na reação de uma substância molecular com a água, quando esta substância molecular nela se dissolve.
Considerada um mistura de hidrocarbonetos, a gasolina, obtida através da destilação do petróleo é muito usada no Brasil e no mundo todo, porém, no
Brasil para sua comercialização é obrigatório o percentual de 25% de etanol anidro em sua composição, tendo uma margem de 1% tanto para mais quanto para menos.
Para calcular a porcentagem de etanol anidro presente na gasolina é necessário primeiro entender as características das ligações presentes entre os átomos das moléculas, essas ligações podem ser