Fatores hormonais durante a gravidez
No período gestacional com a formação da placenta cuja função é produzir substâncias vitais para o feto, substâncias essas que auxiliam no desenvolvimento e progressão da gravidez e são considerados essenciais. A gonadotropina coriônica humana (HCG), a progesterona, somatomamotropina, são os três primeiros hormônios essenciais à gestação.
A gonadotropina coriônica humana (HCG) vai agir de forma direta e essencial para a sustentação da gravidez, pois favorece a presença do corpo lúteo, o qual na ausência da gravidez sofre descamação fazendo com que ocorra a menstruação, e quando a gravidez ocorre, o corpo lúteo não pode descamar, se houver descamação sucessivamente haverá a expulsão do embrião, e isso ocasionará um aborto.
O processo de descamação do corpo lúteo na gravidez é impedido pela secreção do HCG quando o óvulo é fertilizado, o hormônio HCG é secretado pelas células trofoblásticas fazendo com que o hormônio de gonadotropina permaneça até o fim da gravidez.
O HCG faz com que o corpo lúteo secrete progesterona e estrogênio durante alguns meses, impedindo que ocorra a menstruação, auxiliam no crescimento do endométrio e armazenam grandes quantidades de nutrientes. Ainda sob influência do HCG, o corpo lúteo no ovário cresce e atinge o dobro do seu tamanho inicial.
A aproximadamente um mês do inicio da gestação, a secreção de progesterona e estrogênio mantém o endométrio permanente. No feto do sexo masculino, a gonadotropina estimula as células intersticiais produzindo a testosterona, fazendo com que os órgãos sexuais se desenvolvam determinando a descida dos testículos para a bolsa escrotal.
As substancias de estrogênio são secretadas pela placenta, a placenta secreta também a progesterona. O estrogênio durante a gravidez exerce função proliferativa na maioria dos órgãos maternos, no período gestacional o estrogênio é produzido em grandes quantidades, provocando o aumento do útero e das glândulas mamarias e o