Desenvolvimento-wallon-erickison-piageot
3282 palavras
14 páginas
GABRIEL FERNANDES MARIANO2º semestre/noite/ PSICOLOGIA
Introdução à Psicologia Educacional
Estágios do Desenvolvimento Humano
segundo Wallon, Erikson e Piaget
Henri Wallon
← Wallon: nasceu na França em 1879 e viveu em Paris , onde morreu em 1962.
← Considerava que o sujeito constrói-se em suas interações com o meio.
← Para Wallon a maturação em conjunto com a ação do meio humano , exercendo um sobre o outro uma ação recíproca,provocará progressos decisivos na evolução da criança.
← Para Wallon a evolução da criança é descontínua, cheia de conflitos, antagonismos e oposições, e entre um estágio e outro existem trocas de níveis e mutações. A evolução se dá por um rompimento e não por continuidade ou filiação progressiva e organizada.
← Para se pensar a pessoa na psicogenética de Wallon é preciso compreendê-la a partir da integração da inteligência, da afetividade e do ato motor
5 ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO
1)Estágio Impulsivo-Emocional
Vai de 0 a 1 ano
Esse estágio compreende dois momentos:
1º momento - De início a atividade da criança está voltada essencialmente para as sensações internas, em princípio viscerais e musculares e depois afetivas.O movimento, desde o início da vida é uma das principais formas de comunicação da vida psíquica com o ambiente externo e se apresenta de 3 formas:
1ª- movimento de equilíbrio: reações de compensação e ajustamento do corpo sob a ação da gravidade;
2ª – movimento de preensão e de locomoção : compreensão de si mesma e do espaço que a cerca;
3ª – reações posturais: vão levar a atitudes expressivas e mímicas.
2º momento – Emocional – As descargas motoras se transformam em meio de expressão e comunicação da criança com os adultos; é um circuito de trocas afetivas que vão se intensificando e criando um verdadeiro campo emocional no qual gestos, atitudes, vocalizações, mímicas, vão criando nuances de dor, tristeza, alegria, cólera.