Fatores Externos - Caso: Livraria Saraiva
A empresa em questão a ser analisada será a Livraria Saraiva, setor privado. Criada em 1914, o pequeno estabelecimento se tornou uma rede de mega livrarias totalmente informatizadas. Mas para chegar a esse ponto e, principalmente, manter seu patamar a empresa tem que administrar uma série de fatores externos que influenciam diretamente seu rendimento e ela pouco ou nada pode fazer para mudar.
- Variáveis Econômicas: A atual situação econômica do Brasil incluso no grupo conhecido como BRIC, nações emergentes da atualidade, estes países vem apresentando um crescimento constante. Este necessário traz uma possibilidade real e maior de participação da Saraiva como editora e livraria no mercado internacional. O crescimento econômico mostrado no PIB, dos últimos anos, possibilita-se investimentos na educação, ajudando no posicionamento da Saraiva no mercado.
-Variável Social: As regiões com maior poder de compra são sudeste, sul e centro-oeste, com uma renda per capita superior as regiões nordeste e norte, mas na última década este cenário vem se alterando de forma considerável e positiva, aumentando as expectativas de mercado consumidor em regiões de pouca influencia. As últimas pesquisas, que consegui acesso, do IBGE mostram que apenas 2% da renda familiar são direcionados a bem culturais e que 7,47% da população brasileira adquiri livros não-didáticos. A soma dos gastos com material de leitura chegou a 5.741 bilhões, e com as variáveis econômicas favorecendo a abertura do mercado a tendência é que este número se torne ainda mais expressivo.
- Variável política: Os indicadores de mercado de trabalho seguem compatíveis ao dinamismo da atividade econômica, recuo na taxa de desemprego e melhora qualitativa na geração de postos de trabalho.
- Variável tecnológica: a Saraiva se insere no mercado on-line, e além de editorar livros, com papeis diferenciados, vendem sua versão mais moderna econômica para tablets e computadores. Além de todos os