GREENBELT
Na primeira etapa, o fluxo começa por uma solicitação de mudança pedida pelo cliente, ou uma mudança interna.
Para ter uma Abertura de Cotação, a Engenharia de Produto preenche um check list, informando a lista de PNs afetados, Engenharia de manufatura fornece os estudos de tempos para produção dos novos chicotes e, por fim, Vendas indica a quantidade de chicotes pedida pelo cliente.
Finanças analisará os inputs das engenharias e calcula os preços base para que Vendas possa negociar com o cliente a lucratividade desejada para o projeto.
O item 5 é um trabalho em que o Gerente de Projeto irá produzir uma planilha de Excel com os objetivos do projeto, comparando se, após as modificações necessárias, o projeto manterá a lucratividade pré-estabelecida no AR ou da última modificação. Levando em consideração o maior valor entre eles.
Nesse momento, o Gerente de Projeto, através de análise de cotação, preenche os valores adicionados ou removidos na modificação de sua planilha de controle financeiro, gerando assim um novo resultado final para o projeto.
O Gerente de Projeto vai fazer uma análise final, calculando se o lucro foi como previsto no início do projeto, ou se é necessário alguma providência.
Depois da negociação, a engenharia emite uma CN. A CN precisa ser aprovada pelo PMO, pois a gestão de projetos deve analisar os impactos financeiros da mudança em termos de FM% e NPV.