Fatores de bom funcionamento de um grupo
Status é um titulo social que se obtém por feitos, seja eles trabalhos grandes concluídos com êxito ou reconhecimento de um trabalho bem feito, o mesmo pode se derivar de três fontes:
O poder que uma pessoa exerce sobre as outras: Pessoas com um alto índice de liderança e que tenham um bom controle de recursos do grupo tendem a serem vistas como possuidora de um alto status.
A capacidade de contribuição para as metas do grupo: As pessoas que tem uma alta taxa de colaboração para o grupo e são importantes são consideradas com um alto status, por exemplo um artilheiro de um time de futebol pelo seu status ser de um artilheiro, seus companheiro lhe dão mais créditos e colaboram mais com ele.
Características pessoais do individuo: Alguém que tem alguns elementos que outras pessoas não tem como boa aparência, dinheiro, inteligência, esses possuem um status mais elevado do que os demais.
Status e normas: O status produz alguns efeitos nas normas, pessoas com um cargo de alto status visto pela sociedade ou então um pessoa famosa de um status grande tendem a se livrar de normas e desviar de pressões sociais de colegas de trabalho ou pessoas com um status abaixo do dele, segundo pesquisas, pessoas com um status alto geralmente se livram um pouco da pressão e tem mais liberdade.
Status e interação coletiva: As pessoas com um alto status são mais assertivos em um certo grupo, eles se expressam mais, dão mais idéias e sugestões, fazem bastante critícas e sempre tentam mostrar o seu ponto de vista. A diferença de status tendem a diminuir o número de idéias, pois as pessoas de baixo status tem uma natureza menos participativa e autoritária fazendo assim perder uma boa idéia ou opinião.
Tamanho:
Pesquisas revelam que quanto maior o grupo menos desempenho ele terá, a causa disso são pessoas que se aproveitam do tamanho do grupo para realizar a “folga social”, conforme o grupo tem um certo aumento a tendência é que as pessoas se esforcem menos, um dos motivos é a