fator rh
Um Observatório é o local usado para observações e estudos de eventos terrestres e celestes usado por várias ciências: astronomia, climatologia, geologia, meteorologia, oceanografia e vulcanologia. O tipo mais conhecido é o astronômico que utiliza o telescópio para perscrutar os céus, usualmente durante a noite.
Dentro de um observatório astronômico, o astrônomo realiza suas pesquisas em diversas áreas da Astronomia, se observármos uma estrela por exemplo, com outros equipamentos como o espectroscópio, podemos saber a sua distância de nós, podemos saber a sua composição química, sua temperatura, seu fluxo de luminosidade entre outros.
Um Observatório Espacial é qualquer instrumento no espaço exterior, usado para observação astronômica. Os observatórios astronômicos incluem os satélites astronômicos, que permanecem em orbita ao redor da Terra ou ao redor de outros planetas, e as sondas interplanetárias enviadas para estudar planetas distantes, cometas, asteróides, etc.
Sondas Interplanetárias:
Uma sonda espacial é uma nave espacial não-tripulada, utilizada para a exploração remota de outros planetas, satélites, asteróides ou cometas. Normalmente as sondas têm recursos de telemetria, que permitem estudar à distância suas características físico-químicas, tirar fotografias e por vezes também o seu meio ambiente. Algumas sondas, como Landers ou Rovers, pousam na superfície dos astros celestes, para estudos de sua geologia e do seu clima. As primeiras sondas para estudar outros astros foram lançadas no fim da década de 1950 pela extinta União Soviética e Estados Unidos, logo no início da exploração espacial, e que ajudaram muito a desvendar os mistérios do Universo. Recentemente, a União Européia, Japão, China e Índia também já lançaram suas sondas.
Foguetes Espaciais:
Um foguete espacial normalmente, tem por objetivo enviar objetos (especialmente satélites artificiais e sondas espaciais) e/ou naves especiais e homens ao espaço. Um foguete é