FATOR DE POTENCIA
Vimos anteriormente como é gerado e preparado e comandado o ar comprimido. Veremos agora como ele é colocado para trabalhar. A energia pneumática será transformada, por cilindros pneumáticos, em movimentos retilíneos e pelos motores pneumáticos em movimentos rotativos
Classificação
Estão divididos em três grupos: Os que produzem movimentos lineares Os que produzem movimentos rotativos Os que produzem movimentos oscilantes
Atuadores Lineares
São constituídos de componentes que convertem a energia pneumática em movimento linear ou angular.São representados pelos Cilindros Pneumáticos.Dependendo da natureza dos movimentos, velocidade,força, curso, haverá um mais adequado para a função. Tipos de cilindros:
Cilindros de Simples Ação
Os cilindros de simples ação são acionados por ar comprimido de um só lado, e, portanto, realizam trabalho em um só sentido. O retrocesso efetua-se mediante uma mola ou através de força externa.
A força da mola é calculada para que possa retroceder o êmbolo à posição inicial, com uma velocidade suficientemente alta, sem absorver, porém, energia elevada. Em cilindros de simples ação com mola, o curso do embolo é limitado pelo comprimento desta. Por esta razão fabricam-se cilindros de ação simples com comprimento de curso até aproximadamente 100 mm.
Estes elementos são utilizados principalmente, para fixar, expulsar, prensar, elevar, alimentar, etc.
Cilindro de dupla ação
A força exercida pelo ar comprimido movimenta o êmbolo do cilindro de dupla ação realizando movimento nos dois sentidos. Será produzida uma determinada força no avanço, bem como no retorno do êmbolo.
Os cilindros de dupla ação, são utilizados especialmente onde é necessário também realizar trabalho no retrocesso. O curso, em princípio, é ilimitado, porém é importante levar em consideração a deformação por flexão e flambagem. A vedação aqui, efetua-se mediante êmbolo (êmbolo de dupla vedação).
Cilindro