Fato Social
O que é um fato social?
Fatos sociais não podem ser confundidos com ações naturais do ser humano, pois ofuscaria todo o sentido da sociologia frente à psicologia e a biologia. Na sociedade existe um conjunto de fatores que diferenciam tais matérias.
Na qualidade de um membro familiar, por exemplo, executo compromissos cientemente e cumpro deveres por obrigação, ainda que tudo esteja de acordo com o meu bem interior e eu sinta tal realidade ela não deixa de ser objetiva, pois não fui eu que fiz por vontade própria e sim por educação.
Diante do texto apresentado pode-se entender melhor o que é um fato social, é tudo o que consegue exercer uma ordem sobre um indivíduo, de forma independente e externa ao cidadão estabelecida por padrão em sociedade. Ainda nesse contexto, é possível afirmar que os fatos sociais têm como origem a vida em sociedade e é caracterizada pelo conjunto de fatos sociais estabelecidos.
Podemos classificar como fatos sociais as regras jurídicas, morais, dogmas religiosos, sistemas financeiros, maneiras de agir, costumes, etc., enfim, todo um conjunto de fatores, exteriores ao indivíduo e aplicáveis a toda a sociedade, que são capazes de condicionar ou até determinar suas ações; sendo este fenômeno dotado de poder coercitivo, ou seja, independente de manifestações individuais. Vale lembrar que a coerção exterior imposta pelos fatos sociais não tira de cada indivíduo sua personalidade individual.
Seguindo a linha de pensamento de Emile Durkheim, os Fatos Sociais são responsáveis pelo estudo da Sociologia, pois são frutos da vida em sociedade. Ele defende que existem três características fundamentais:
Coercitividade - Tem relação com a força dos padrões culturais do grupo que os indivíduos fazem parte. Estes padrões culturais são coercitivos, de forma que obrigam os indivíduos a cumpri-los.
Exterioridade -