Fato social - sociologia
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes – CCHLA
Departamento de Serviço Social
Alunas: Franciny Evans Teotônio Correia de Barros 20404121 Robéria Viana Correia de Souza 10408330
Professor: Giovanni Boaes
Estudo Dirigido – Fato Social
1. Durkheim escolhe os fatos sociais como objeto de estudo da sociologia contrapondo o pensamento de Augusto Comte o qual determinava a sociedade como um todo o próprio objeto. Procurando delimitar o estudo, com o objetivo de não confundi-lo com o das outras ciências humanas, estabelecendo características nítidas.
2. Outra alternativa para a escolha do objeto de estudo da sociologia seria a adotada por Augusto Comte, onde estudava-se a sociedade de uma maneira geral.
3. Durkheim contestava o pensamento Comtiano pautado na falta delimites do objeto de estudo da sociologia escolhido por ele.
4. Um ponto em comum entre os pensamentos durkheiniano e o comtiano é p fato de que os dois adotaram a religião como um sistema de organização da sociedade, e defendiam também que por meio dela haveria uma transfiguração metafórica da civilização.
5. Émile Durkheim definiu fato social como sendo maneiras de agir, pensar e sentir, exteriores ao indivíduo e suscetíveis a um poder de coerção impostos pelo meio social onde vivem cada ser humano. São representações e ações e não existem na consciência individual, mas exteriormente a ela.
6. Durkeim afirma que os deveres que desempenhamos na sociedade apesar de parecerem naturais no nosso cotidiano, e consequência da coerção a qual somos expostos através da educação. O sistema existe muito antes do individuo nascer e continuara existindo independentemente de sua contribuição, pois a consciência social e bem mais forte que a individual.
7. A coerção na maioria das vezes age de forma sutil, pois grande parte da sociedade se encontra em estado de conformidade, mas está não deixa de exercer sua influencia. Aqueles que tentam ir contra a coerção