Sociologia Fato Social
Edipro: São Paulo-SP /1° edição 2012
> Resumo : A autora relata que assim como na sociologia cabemos estudar “fatos sociais”em nossa maneira de agir de pensar com poder de coerção, então seria aplicado esse método sociológico. Para ela o fato que o homem cria noções em nosso cotidiano que nos está em volta e não a invenção das idéias que mudam as “coisas” então reagir e buscar a verdadeira noção dos fatos pois temos consciência própria.
É um fato social toda maneira de consciências individuais, sendo elas: nascer, morrer, casar, separar entre outros acontecimentos sociais assim existentes no cotidiano.
Mais importante é ter noção dos fatos em que vivemos, dado o exemplo bem como esse:
Por que as mulheres usam saia e os homens não? Isso é uma ação coercitiva do fato social, é o que nos permite ou não nos permite a praticar em si o fato social, já existente em nosso subconsciente o que devamos ou não fazer por uma questão de costume do cotidiano em que vivemos.
> Pontos Principais do texto:
“ Assim, o que caracteriza os fenômenos sociológicos não é sua generalidade. Um pensamento que se encontra em todas as consciências particulares, um movimento que todos os indivíduos repetem não os define fato social.”p(12)
Se nos contentarmos em definir “o fato social é distinto de duas repercussões individuais”, certamente nos aprofundamos nesses conhecimentos individuais podemos assim representar o domínio da sociologia compreendido por determinados ala de fenômenos.