fato sociais
São “coisas”, maneira de agir, pensar e sentir. Fatos sociais é objeto de estudo da sociologia, pois decorrem da vida em sociedade. Emile Durkheim defende três características:
• Coercitividade: característica relacionada com a força dos padrões culturais do grupo que os indivíduos integram. Esses padrões são fortes de tal maneira que obrigam os indivíduos a cumpri-los.
• Exterioridade: Esta característica transmite os fatos desses padrões de cultura serem exteriores aos indivíduos, ou seja, do fato de virem do exterior e de serem independentes das suas consciências.
• Generalidade: Os fatos sociais existem não para um indivíduo específico, mas para a coletividade. Podemos perceber a generalidade pela propagação das tendências dos grupos pela sociedade.
CONSCIÊNCIA COLETIVA
É a força coletiva exercida sobre um indivíduo, que faz com este aja e viva de acordo com as normas da sociedade na qual está inserido.
Ex: A educação dada ás crianças segundo Durkheim, é um sistema de consciência coletiva, nós as forçamos a comer, beber, vestir e falar de acordo com as normas e padrões vigentes da sociedade em que estamos. Qualquer desvio dos padrões dessa sociedade, pode provocar o isolamento do indivíduo, comparável a uma pena imposta por lei. Essa pressão sofrida pela criança, é a cobrança da sociedade tentando moldá-la à sua imagem e semelhança.
A consciência coletiva é fruto de pequenas contribuições individuais, que juntos formam o todo. Existem consciência distintas em cada indivíduo: Uma é aquela que se confunde com o todo da sociedade e ajuda a formá-la, a outra é aquela que cada pessoa tem de particular e que faz um indivíduo diferente dos demais, apesar de fazer parte do todo.
CONSCIÊNCIA INDIVIDUAL
Está ligada a nossa personalidade, ou seja, ela é responsável pela formação de nossos valores morais, de sentimentos comuns, daquilo que temos como certo ou errado. Dessa forma ela exerce uma pressão externa aos homens no momento de suas