FATIMA SELMAIRA CARNEIRO FREITAS PEREIRA
RA2245520
ESTUDOS DOS ELEMENTOS REPRESENTATIVOS DO DESENO
Rondonópolis- MT
2014
A composição do desenho é feita em base de refletir sobre a nossa capacidade de desenhar e procurar expressá-la. Desenhar para alguns é um dom que nasce junto para outros é um treino e muita pratica odos nós nesta vida já desenhamos,alguns em forma de garatujas.
A forma é ver aquilo que percebemos a disposição em que os elementos pontos e linhas se encontram. Para entender a forma especifica ou, seja que não precisa ser necessariamente redondo embora possa ser medido. O equilíbrio só conseguimos observar após as linhas seguirem movimentos quando chama a atenção para seus extremos.. O estilo Linear vê o mundo em linhas. Linear é aquele tipo de arte em que os limites formas são delineadas claramente, com linhas bem definidas. A arte pictórica, por sua vez, permite que os efeitos da luz sejam mais evidentes O sentido do objeto é buscado primeiro no contorno dele e os olhos são conduzidos através dos limites da forma. Limites firmes, ao qual tudo se subordina, são na verdade duas visões de mundo: uma, em que o mundo se encontra encerrado entre linhas limítrofes e com regras mais claras; a segunda, uma visão de que tudo no mundo se relaciona e há que se buscar ver a realidade como resultado de um conjunto de relações e que dá unidade a tudo.
O pictórico emancipa as massas do degradée do chiaro-oscuro e do sfumato, um jeito de pintar que alisa as tintas e cria uma sensação de profundidade através da passagem suave das sombras para a luz, ou vice-versa. No estilo Pictórico, o visível parece REAL aos olhos: o pintor reproduz a aparência do objeto / da Realidade. Mas isso não significa superficialidade, já que a aparência é o resultado de um jogo de forças distribuído em camadas em diversos níveis de profundidade. O artista pictórico vê o mundo como massas, não como linhas. . A arte pictórica, por sua vez, permite que os efeitos da luz sejam mais