Fatima madrufa

309 palavras 2 páginas
FÁTIMA MADRUGA UMA PINTORA AÇOREANA

Maria de Fátima Madruga Gomes , nasceu na Ilha do Pico a 13 de maio de 1955,começou a dedicar-se á gravação de marfim aos 17 anos.
Foi desenvolvendo aquela arte durante um quarto de século e está como tal representada em várias coleções e museus nacionais e estrangeiros, principalmente no Museu de Scrimshaw do café Sport, na horta.
É autodidata tendo estudado á distância o curso de 3 anos em desenho e pintura de J.M Parramón, passando pelo ensino da disciplina ao 3ª ciclo no Externato de S.Roque do Pico, em 1976/77
Foi viver para o Continente em 1982 e a partir de 1991 começou a transição de gravação em marfim para a pintura, à qual se tem dedicado até hoje.
Expõe desde 1982, quer individual quer colectivamente, tendo passado pela Galeria do Casino do Estoril, Sociedade Nacional de Belas artes, FIA – mestres e artesãos do século ,pintores açorianos no Continente, Expo Salão, Castelo Branco, Setúbal ,Algarve, Açores e Gazila.
Estes são alguns dos prémios que ela já recebeu:
Primeiro Prémio de Artesanato em 1984.
Menção Honrosa- Setúbal tem Artistas, 1991.
Segundo prémio Bienal do Capelo,2000. Está representada na publicação do Instituto de Emprego e Formação Profissional como um dos “Artesãos do Século”.
Publicou vários livros, entre os quais “A Terra dos Biosótis”, “Pássaro de Papelão” e muitos outos.
Em 2009, aprendeu técnicas de Gravura na Associação de Gravadores da Amadora.
Para a senhora Fátima, cada quadro que pinta tem a sua história.

alguns Quadros feitos por: Fátima madruga

O tempo suspenso – 2005.

Mundo São – 2011.

Chamarrita 2010.

Pintores de florinsetos 2007.

Porto da Madalena do Pico - 1999. Conclusão: Com este trabalho eu descobri mais coisas sobre a Maria de Fátima Madruga Gomes. Bibliografia- Imagens do Google sobre os quadros de Fátima Madruga.

Relacionados