Fases do desenvolvimento psicossexual
Todos nós temos uma libido (energia sexual).
Libido : é uma fonte original de energia afetiva que mobiliza o organismo na perseguição de seus objetivos.A libido sofre progressivas organizações durante o desenvolvimento, em torno de zonas erógenas corporais.
Uma fase de desenvolvimento é uma organização da libido em torno de uma zona erógena, dando uma fantasia básica e um tipo de relação de objeto. A libido é uma energia voltada para a obtenção de prazer, é uma energia sexual no sentido de que toda busca por afeto ou prazer é erótica ou sexual.
Primeiramente é necessário destacar que as idades de começo e fim das etapas são aproximações e não são fixas. *Durante o resumo não dei ênfase as idades, pois diferenciava de um texto para o outro.
A sexualidade é reconhecida como um instinto com o qual as pessoas nascem e que se expressa de formas distintas de acordo com as fases do desenvolvimento que são:
-Fase Oral
- Fase Anal
- Fase Fálica
- Fase de Latência
- Fase Genital.
FASE ORAL
- Zona erogénia: boca
- Instâncias: id e ego
- Conflito: desmamo
Ao nascer, o bebê perde a relação simbiótica que possuía com a mãe, e inicia sua adaptação ao meio em que vive agora, respirar marca o ponto inicial da independência humana. Ou seja, ao nascer, a estrutura inicial mais desenvolvida é a boca, e é por ela que o bebê começará a provar e conhecer o mundo; exemplificando a primeira e mais importante descoberta afetiva é o seio materno, depositário de seus primeiros amores e ódios.
Nessa fase a região do corpo que proporciona maior prazer à criança é a boca, pois é pela boca que a criança entra em contato com o mundo, é por este motivo que a criança pequena tende a levar tudo o que pega à boca. O principal objeto de desejo nesta fase é o seio da mãe, que além de alimentá-la proporciona satisfação ao bebê.
Ou seja, nesta fase, o prazer sexual, é predominantemente relacionado à excitação da cavidade oral e dos