Fases do desenvolvimento especializados
As habilidades motoras especializadas são resultados da fase de movimentos fundamentais.
Na fase especializada, o movimento torna-se uma ferramenta que se aplica a muitas atividades Motoras complexas presentes na vida diária. Esta fase depende de muitos fatores da tarefa, individuais e ambientais. Pode ser dividida em três estágios:
Estágio transitório: as crianças entre sete ou oito anos geralmente entram em um estágio de habilidades motoras transitório, onde elas começam a combinar e aplicar habilidades motoras fundamentais do desempenho de habilidades especializadas.
Estágio de aplicação: que ocorre, aproximadamente dos onze aos treze anos, pode ser definido como, sofisticação cognitiva crescente e certa base ampliada de experiências tornam o indivíduo capaz de tomar numerosas decisões de aprendizado e de participação baseadas em muitos fatores da tarefa, individuais e ambientais. (GALLAHUE, 2005, p. 62)
No estágio de aplicação os indivíduos começam a evitar ou a buscar a participação em atividades específicas.
Estágio de utilização permanente: este estágio começa por volta dos quatorze anos de idade e continua por toda a vida. É caracterizada pelo uso de todos os movimentos adquiridos pelo indivíduo por toda a vida.
Para Gallahue (2005), a fase de desenvolvimento das habilidades motoras especializadas apresenta três estágios: (1) Estágio de transição (estágio de aprender a treinar) Este estágio é caracterizado pelas primeiras tentativas do indivíduo de refinar e associar habilidades de movimento maduro. Nesse estágio de transição ou de aprender a treinar, futuros atletas aprendem como treinar para obter melhor habilidade e performance. Para a maioria das crianças de 8 a 12 anos, este é um período crítico, durante o qual as habilidades de movimento fundamental maduro são refinadas e aplicadas aos esportes e jogos da cultura. (2) Estágio de aplicação