Fases Do Capitalismo E Suas Doutrinas
A primeira fase do capitalismo foi denominada de comercial, porque o principal meio de adquirir riquezas era baseado no comercio. Na época a situação era favorável ao comercio, com a burguesia europeia crescendo e as navegações e explorações de terras e colônias no auge.
Doutrina Mercantilista : É marcado pela total intervenção do estado na economia, era um conjunto de ideias que visavam o acúmulo de capital, ou seja trazer riquezas as potencias.
Capitalismo Industrial – maquinofatura – liberalismo – Inglaterra e EUA.
A segunda fase do capitalismo foi denominada de industrial. Porque o principal meio de adquirir riquezas era com a produção de mercadorias. Foi marcada pela passagem de mão de obra assalariada e não escrava e a substituição do homem pela máquina.
Doutrina Liberalista : Anteriormente era defendido que o estado tinha direito de intervir na economia. O liberalismo se opunha nessa questão, pois defendia a livre ação da potências na economia, também defendia a concorrência entre potencias.
Capitalismo Financeiro – Políticas Sociais – Keynesianismo – EUA e Alemanha
A terceira fase do capitalismo foi denominada de Financeiro. Porque na época houve um grande avanço na conjuntura comercial, então as empresas e industrias precisavam de financiadores assim foram surgindo empresas que não visavam mais a produção, mas sim o empréstimo e administração de dinheiro. Doutrina Keynesianista: Com o crescimento exacerbado de empresas e a livre administração houve uma queda na produção e então a falta de pagamento dos empréstimos destas novas empresas, em decorrência disto o atual presidente resurgiu com a ideia de intervenção do governo na economia e começou assim investimentos em políticas sociais, e construção de escolas, hospital, etc. Esses gastos públicos tinham como intenção estimular um novo crescimento econômico e a geração de empregos.
Capitalismo Informacional – Políticas privadas –