Fases das garatujas
Características da criança nessa idade (2 a 4):
← Período onde começa a estabelecer padrões de aprendizagens, atitudes e um sentido de si mesma. ← A arte propicia uma interação da criança com seu meio = aprendizagem. ← Contato com o ambiente e experiências sensoriais que serão base para a produção artística. ← As garatujas iniciam-se por volta dos 18 meses de idade. Esse primeiro rabisco que a conduzirá ao desenho, pintura e até mesmo a palavra escrita. ← As crianças na idade das garatujas ainda não desenvolveram um controle muscular perfeito, usualmente só os movimentos mais amplos serão repetidos. ← Nessa idade não tem controle visual, ou seja, ainda não esta pronta para desempenhar tarefas que requeiram um exato controle motor de seus movimentos. ← A criança sentirá prazer no uso de cores ao trabalhar com lápis ou tinta. ← Por volta dos três anos e meio acontece a transferência do pensamento cinestésico para o pensamento imaginativo.
Desenvolvimento das Garatujas:
← Começam com os traços desordenados, até evoluírem para os desenhos que tem conteúdo reconhecível pelos adultos. ← Classificam-se em três categorias principais: ← - as garatujas desordenadas; ← -as garatujas ordenadas; ← - garatujas com atribuição de nomes.
Garatujas Desordenadas:
← Os primeiros traços variam em comprimento e direção, embora possam repetir-se algumas vezes a medida que movimenta o braço para traz e para frente. ← A qualidade do traço varia frequentemente e consideravelmente. ← São utilizados vários métodos para segurar o lápis. ← O pulso e os dedos não são usados para controlar o instrumento de desenho. ← A dimensão dos movimentos mostrados no papel está relacionada com o tamanho da criança. ← Rabisca com o que para ela são grandes movimentos ← As garatujas não são tentativas de