Mecânica
CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES
5.1. CONCLUSÕES
Este trabalho consistiu na elaboração e aplicação de uma metodologia, onde buscou-se a estruturação de uma central de montagem de componentes de uma empresa de grande porte, a qual optou pelo processo de industrialização aberta com o objetivo de racionalizar o seu processo construtivo.
A empresa optou pela industrialização de componentes para obter vantagem competitiva em relação aos concorentes, com o objetivo de aumentar a sua participação no mercado. Portanto a estruturação da central de componentes passou a ser essencial para a mesma no contexto da sua estratégia de produção.
5.1.1. ANÁLISE DA CENTRAL DE COMPONENTES
Constatou-se com a relização deste trabalho que a empresa não se preocupou em realizar um estudo preliminar das necessidades físicas e funcionais da central de componentes, o que possibilitaria desta forma tirar o maior proveito dos benefícios que as mesmas possam oferecer. Assim como a filosofia de trabalho proposta, baseada na industrialização, não foi acompanhada por todos os setores envolvidos na concepção do produto.
5.1.2. METODOLOGIA DE TRABALHO PROPOSTA
Foi proposto a aplicação de uma metodologia onde buscou-se auxiliar a empresa a organizar a estrutura interna da central de montagem de componentes, através do desenvolvimento de um programa de melhoria, tendo como base a identificação, análise e geração de propostas para a solução de problemas.
A análise da aplicação da metodologia e dos resultados obtidos são visualizados mais claramente se divididos de acordo com as etapas demonstradas a seguir :
- Etapa n1 : Identificação das funções administrativas;
- Etapa n2 : Identificação das unidades;
- Etapa n3 : Processo de melhoria;
- Etapa n4 : Controle contínuo do processo.
ETAPA Nº 1
A identificação das funções administrativas determinada na 1 etapa do trabalho de aplicação da metodologia, tinha a finalidade de divulgar e motivar os engenheiros, supervisores, técnicos e