FASES DA REVOLUÇÃO FRANCESA
Características
Grupos ou Facções no Poder
Realizações e Objetivos
Assembléia Legislativa
(1791-1792)
* Monarquia Constitucional
- Conflitos entre a Assembléia e o rei Luís XVI que, segundo a Constituição de 1791, tinha o direito de veto.
- Nobreza que havia fugido do país ("emigrados"), com apoio secreto de Luís XVI, estimula a reação da Europa absolutista contra a França revolucionária. Importante lembrar que o rei tentara a fuga, em 21 de junho de 1791, antes da promulgação da Constituição.
- Ao contrário da Assembléia Nacional Constituinte, onde a nobreza e o clero estavam fortemente representados, na Assembléia Legislativa havia um predomínio da burguesia.
- Desvalorização do Assignat, papel-moeda que fora lançado pela Assembléia Nacional Constituinte, em dezembro de 1789, e que era garantido pelos bens do clero, confiscados e colocados à venda.
- Maioria dos 745 deputados era monarquista, que desejavam um entendimento com o rei.
- Importância crescente dos girondinos, também chamados "patriotas" (tendência centrista) e dos montanheses (1/4 da Assembléia, de tendência esquerdista e formados pelos jacobinos e cordeliers).
- A partir de março de 1792, os girondinos passam a integrar o ministério do rei.
- Declaração de guerra da França contra a Áustria (abril de 1792).
- Declaração da "pátria em perigo" e recrutamento em massa para fazer frente à invasão do país por tropas austríacas e prussianas.
Observação: ante a ameaça externa e a ação contra-revolucionária do rei, as massas populares de Paris formam uma Comuna Revolucionária, atacam o Palácio das Tulherias (residência real na capital) e exigem da Assembléia Legislativa a deposição e a prisão do rei Luís XVI.
Fase
Características
Grupos ou Facções no Poder
Realizações e Objetivos
Convenção Nacional
(1792-1795)
- A fase da Convenção Nacional é assinalada por dois momentos com características distintas: a República Girondina (setembro/1792 a