Fases da Educa o no Brasil
CURSO DE PEDAGOGIA - LICENCIATURA
Jaqueline Gomes Moutinho
FASES DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
Manaus – 2015
Educação no Brasil colônia A educação nos primórdios do período colonial resumia-se à instrução dos jesuítas. Os colégios jesuítas eram o instrumento de formação da elite colonial. Os jesuítas tinham dois públicos-alvo: os índios e os colonizadores. Segundo RIBEIRO (1992, pg. 25) o plano legal (catequizar e instruir os índios), distanciava-se da realidade, os instruídos eram os filhos dos colonos. Para os índios restava apenas a catequese.
Educação no Brasil império Período marcado pelo fim do tráfico de escravos (1850), a sociedade brasileira passava de rural-agrícola a urbano-comercial (RIBEIRO, 1992, pg. 61, 62). Novas estruturas capitalistas surgem e, claro, dinheiro. Foi nessa época que foi fundado o Banco do Brasil. A elite dominante importava não apenas maquinários para as novas atividades industriais, mas também novas idéias da Europa. Liberais e Positivistas tinham idéias em comum:
Abolição dos privilégios aristocráticos, separação da Igreja do Estado, instituição do casamento e registro civil, secularização dos cemitérios, abolição da escravidão, libertação da mulher para, através da instrução, desempenhar seu papel de esposa e mãe e a crença na educação enquanto chave dos problemas fundamentais do país. (RIBEIRO, 1992, pg. 62).
A Reforma Leôncio de Carvalho, 19 de abril de 1879, deixou como colaboração a liberdade de credo religioso e a abertura de colégios onde outras tendências pedagógicas, como a positivista, poderiam ser aplicadas. Neste período começou também o ensino secundário para mulheres. Contribuição significativa foi a iniciativa americana com seus colégios e missionários protestantes, como bem explica REIS Filho:
(…) a partir das sugestivas experiências de Pestalozzi, uma notável renovação dos métodos de ensino atinge no século XIX a educação americana. É o resultado dos