fasd
SÃO BENTO DO SUL - SC
SEMINARIO DE MAF - I
Alunos: João Victor Nunes Góss Alexandre Veiga Éverton
Solidificação dos metais
Tratando--se de uma transformação de fases,, a solidificação dos metais é um processo perfeitamente reversível. Quando realizada em condições de equilíbrio termodinâmico,, ela ocorre a uma temperatura constante e esta temperatura de equilíbrio está associada ao patamar de solidificação que aparece na curva de resfriamento.
Curvas de resfriamento de metais puros e de uma liga com intervalo de solidificação química desejada.
Grande parte das ligas metálicas utilizadas comercialmente são produzidas a partir da solidificação de misturas liquidas que são preparadas na composição os componentes podem ser produzidos pela compactação e sinterização (fusão incipiente) de pós metálicos sem que ocorra a fusão completa do material
Porém,, em todos os casos as características da relação sólido--líquido devem ser consideradas para a melhor compreensão dos fenômenos associados ao processo de fabricação e, consequentemente, ao seu melhor controle e melhorias.
Já foi comentado neste texto que as misturas metálicas liquidas normalmente não apresentam fases distintas,, o que é verdade para todos os casos disposição dos átomos nos sólidos, líquidos e gasosos,, deve-se notar que no caso gasoso os átomos dos metais estão dispersos entre si basicamente da mesma forma, de maneira semelhante do que nos líquidos.
Representação esquemática do estado de ordenação das estruturas sólida,, líquida e gasosa dos metais.
Solidificação de metais com impurezas
O processo de solidificação pode ser auxiliado pela presença de interface ou metais,, normalmente estão presentes diversas impurezas ((inclusões,, partículas,, etc..)) que auxiliam na nucleação,, diminuindo as temperaturas de superresfriamento observadas nesse caso. As impurezas podem ficar na