dtmf
Arquitetura de Sistemas Micro Controlados - ASM
Projeto em Andamento
Danilo Ayres
Breno Marques
Júlio César
Matheus Lopes
Decodificador DTMF
1. Objetivo: Montagem do hardware e programação do software para reconhecimento de teclas pressionadas remotamente em um telefone e o controle de um mini-carro.
2. O que é DTMF?
DTMF é a sigla em inglês de "Dual-Tone Multi-Frequency", os tons de duas freqüências utilizados na discagem dos telefones mais modernos. As freqüências destes tons e suas combinações são mostradas na tabela abaixo:
Hz
1209
1336
1477
1633
697
1
2
3
A
770
4
5
6
B
852
7
8
9
C
941
*
0
#
D
Tabela 1 - Tabela DTMF
Na tabela acima são mostradas as freqüências "altas" na linha superior e as baixas na coluna mais à esquerda. No centro o números do teclado. Nos teclados dos telefones são mostrados apenas os números de 1 até 0 e os caracteres "*" e "#". A freqüência de 1633 hertz (e conseqüentemente os algarismos "A", "B", "C" e "D") é utilizada apenas internamente entre equipamentos de teste e medida. O tom de discagem final, que é enviado à central, é a freqüência obtida do batimento da freqüência alta e baixa de uma certa tecla, por exemplo, para a tecla 5 o tom enviado é a soma de uma senóide na freqüência de 1336Hz com uma outra senóide de 770Hz. Na central o sinal elétrico é constantemente analisado para detectar a presença simultânea de uma das freqüências baixas e uma das freqüências altas, quando então a tecla do cruzamento destas duas freqüências é identificada pela central. A escolha destas freqüências se deve principalmente pela baixa probabilidade de se produzir estas combinações de freqüências com a voz humana.
3. O CI 8870:
O CI CM8870 reconhece uma freqüência DTMF e converte-a em um número binário de 4 bits. 4. Funcionamento básico:
A configuração necessária sugerida