Fasciite Plantar
Minimizar / Eliminar quadro álgico
Manter e/ou aumentar força das musculaturas dos pés, dos músculos gastrocnêmio e sóleo;
Melhorar o senso de bem estar
Melhorar a realização das Avd’s e Aivd’s
Aferir Sinais Vitais.
Condutas
Alongamento ativo de gastrocnêmio e sóleo, paciente em ortostatismo, com os braços estendidos para frente e as mãos espalmadas e apoiadas em uma parede na altura do peito. A perna do lado lesionado deve estar, aproximadamente, 40 cm atrás da outra perna. Manter o lado lesionado estendido, com o calcanhar no chão, e inclinar-se contra a parede,flexionar o joelho da frente até sentir o alongamento da parte de trás do músculo da panturrilha, do lado lesionado. (3 x 15 segundos )
Alongamento ativo dos extensores dos dedos , realizando flexão dos dedos cm auxílio do theraband . (3 x 15 segundos )
Exercício nº 1: Sente-se sobre uma superfície firme, com a perna estendida; passe uma faixa ou uma toalha pela parte da frente do pé, próximo aos dedos, para poder puxá-lo suavemente em direção ao corpo, mantendo os joelhos esticados. Tracione e mantenha a força por 30 segundos. Repita três vezes o mesmo exercício. Não ultrapasse o limite da dor.
Exercício nº 2: Ficar em ortostatismo, com as mãos espalmadas e apoiadas na parede. O pé com dor deverá ficar posicionado atrás, a 40 cm do outro pé, com o calcanhar no chão. Incline-se contra a parede, flexionando o joelho da frente até sentir o alongamento da parte de trás da panturrilha. Mantenha essa posição por 30 segundos e repita cinco vezes.
Exercício nº 3: Eleve os dedos dos pés, mantendo o calcanhar rente ao chão. Mantenha esta posição por 10 seg, repetindo o movimento 10 vezes. Descanse um minuto e realize mais 10 repetições.
Exercício nº 4: Mantenha o calcanhar no chão e prenda a toalha com os dedos dos pés, largando em seguida. Repita o exercício por vinte vezes.
Exercício nº 5: Em pé, coloque a parte da frente do pé