farnsworth analise
Casa Farnsworth é casa extrovertida, pois possui essas características:
Relação contemplativa com o exterior
Casa orientada para fora
Interioridade concentrada nos espaços servidores e de distribuição
Ventilação natural e exposição solar direta
Dependência de sistemas complementares de encerramento e controle ambiental
Introdução
O projeto habitacional foi desenvolvido por Mies van der Rohe em 1946, a pedido do Dr. Edith Farnsworth, que queria ter uma segunda casa para passar algumas temporadas em um ambiente descontraído e solitário.
A construção foi realizada em 1950 e custou mais do que o orçamento inicial, acabou causando um distanciamento sério entre o cliente e o arquiteto. Aquela o acusou de ter se excedido na encomenda e Mies considerou que a rica Sra. Farnsworth carecia de sensibilidade ante à sua arquitetura, enquanto a Dra. contrarreplicaba que quando a casa se mudou a casa no final de 1950 a cobertura escorria água ao interiores e aquecimento da calefação produzia um efeito de condensação de vapor sobre os cristais. Assim, a disputa finalmente chegou aos tribunais que falharam e se decidiram a favor do arquiteto, ordenando a médica a pagar uma quantia alta que cobriria o custo da vivenda.
Independentemente da controvérsia entre o autor e o cliente Farnsworth House apresenta alguns problemas de design. Ao que já mencionado deve adicionar que a casa carece de refrigeração e, portanto,em estações quentes provoca um efeito semelhante ao de uma estufa. A Farnsworth House passou por várias vicissitudes. Vendido em 1964 para outro proprietário privado, em 2004, dois ambientalistas americanos realizou uma campanha de angariação de fundos para a aquisição, após o qual o edifício foi adaptado para uso como de visitação.
Apesar de que resultou difícil de viver, a simplicidade elegante da Farnsworth House é ainda hoje considerado uma grande conquista do estilo arquitetônico internacional.