Raiva
A raiva é causada por um vírus RNA do gênero Lyssavírus que pode acometer todos os mamíferos, inclusive os humanos, apresentando letalidade de 100% (ITO, 2003). Essa antropozoonose é transmitida pela inoculação do vírus presente nas secreções de animais infectados (REICHMANN, 2000 apudSCATOLIN, 2008).
Foi uma das primeiras doenças virais reconhecidas do homem, apesar de sua morfologia, característica química e replicação não terem sidoesclarecidas até o fim da década de 1960. A origem da palavra Raiva vem do latim rabidus que significa louco, pelo aspecto raivoso do cão. A elaboração do projeto é importante visto que a raiva é uma zoonose letal. Este abordará principalmente as formas de prevenção, que é o meio mais eficaz de combate à doença, tanto em animais e principalmente no ser humano.
2. OBJETIVO
2.1. Objetivo Geral Descrever a Raiva em seu caráter zoonótico, visando o conhecimento a respeito desta patologia.
2.2. Objetivo Especifico Descrever os aspectos da Raiva e dar ênfase em sua prevenção e controle. Buscar informar sobre os cuidados que devem ser tomados para uma tentativa de erradicação da doença.
3. DESENVOLVIMENTO
A raiva é uma encefalite viral aguda caracterizada por alteração de comportamento, agressividade, paralisia progressiva e morte nos animais de sangue quente (HOSKINS, 2004). É uma doença conhecida e estudada desde a antiguidade. Foi observada no Egito antes de 2300 a.C. e descrita no código de Eshnunna, na Babilônia, que determinava multas a proprietários de cães raivosos que agredissem pessoas. A palavra originou-se do sânscrito rabbahs, que significa violento (SOUZA, 2009).
3.1. Etiologia
O vírus da raiva é um vírus RNA lábio (HOSKINS, 2004), rabdovírus, do gênero Lyssavirus(SHERDING, 2003). Em sua constituição encontram-se cinco proteínas, sendo que a glicoproteína do envoltório viral é o único antígeno capaz de induzir síntese de anticorpos