Farmácia
FARMÁCIA
EXPRESSÃO GÊNICA
ANA LUIZA LIMA
BIANCA GOMES
DOUGLAS MARTINELLY ALVES FREITAS
Alfenas/MG
Novembro de 2011
ANA LUIZA LIMA
BIANCA GOMES
DOUGLAS MARTINELLY ALVES FREITAS
EXPRESSÃO GÊNICA
Trabalho apresentado ao Segundo Período do curso de Farmácia da UNIFAL – Universidade Federal de Alfenas como requisito de avaliação da disciplina Genética, ministrada pela Professora Marinês.
Alfenas/MG
Novembro de 2011
01 – INTRODUÇÃO
As características de um indivíduo são determinadas pela interação do seu genótipo com as condições do ambiente. É possível calcular as probabilidades de transmissão de uma característica pelo genótipo, de uma geração a outra, conhecendo-se o padrão de herança genética: se determinadas por um ou mais pares de alelos, se há ausência ou presença de dominância entre os alelos, se os genes estão ligados ou não.
Surgem então as perguntas: como o material genético, constituído de DNA, determina as características? O que significa dizer que o fenótipo é determinado pelo genótipo e pelo ambiente?
Dessa forma, o estudo do controle da expressão gênica em células eucarióticas fornece os principais subsídios para se compreender os passos que levam ao desenvolvimento de um organismo inteiro. As descobertas nessa área têm sido obtidas através de métodos de genética molecular e de genética clássica.
A fundamental meta é entender os segredos que conduzem um ovo fertilizado a um complexo organismo multicelular, com diferentes tipos celulares especializados, de forma ordenada. Com o sucesso do projeto Genoma Humano alcançamos um grande estímulo para os estudos que visam utilizar a transferência de genes com diferentes fins.
Ao seqüenciar o genoma de um