Fontes alternativas
Álcool: etanol brasileiro
O Brasil é o país mais avançado do ponto de vista tecnológico na produção e no uso do etanol como combustível. A produção mundial de álcool aproxima-se dos 40 bilhões de litros, dos quais se presume que até 25 bilhões de litros sejam utilizados em mistura com gasolina no Brasil, EUA, México, Índia, Argentina, Colômbia, e mais recentemente, no Japão. O uso exclusivo de álcool como combustível está concentrado no Brasil.
Biodiesel
Biodiesel é uma alternativa aos combustíveis do petróleo. Pode ser usado em carros e qualquer outro veículo com motor diesel. Fabricado a partir de fontes renováveis (girassol, soja, mamona), é um combustível que emite menos poluente que o diesel.
Biodiesel no Brasil
O Brasil apresenta grandes vantagens para produção de bicombustíveis, pois apresenta geografia favorável, situa-se em uma região tropical, com altas taxas de luminosidade e temperaturas médias anuais. Associada a disponibilidade hídrica e regularidade de chuvas, torna-se o país com maior potencial para produção de energia renovável.
Biogás
Biogás é um combustível pelo fato de ser considerado uma fonte de energia renovável.
É produzido a partir de uma mistura gasosa ou dióxido de carbono com gás metano. Sua produção pode ser natural, por meio da ação de bactérias em materiais orgânicos, resíduos industriais de origem vegetal e esterco de animal, ou pode ser produzido de forma artificial, através de um equipamento chamado biodigestor anaeróbico que é uma espécie de reator químico.
O biogás pode ser usado para substituir gases de origem mineral, como por exemplo, o GLP (gás de cozinha) e o gás mineral. Pode ser usado também, para a produção de energia elétrica. Para tanto é necessário a utilização de geradores elétricos